terça-feira, 9 de setembro de 2008

Pergunta do leitor

Eu andava calmamente pela rua, quando vi alguém acenando em minha direção. É claro que pensei que não fosse para mim e continuei aonde estava indo e não continuei a pensar o que estava pensando. "O que era mesmo?", maldito aquele que acena em minha direção!

Como os acenos não paravam, encarei a pessoa e percebi que neste momento ela sorriu efusicamente. Era um leitor.

Se eu pensasse nos leitores, provavelmente não escreveria. Não. Escreveria, mas provavelmente não publicaria.

Porque o que estraga um blog é o típico leitor de blogs. Nem uma falha no sistema de 180 dias estragaria tanto um blog quanto um típico leitor de blogs.

O típico leitor de blogs não comenta para adicionar temas à discussão. Ele comenta para ditar ordens. A primeira função de seu comentário é a de aprovar o texto que não pediu aprovação. Um elogio deste leitor é uma imposição de autoridade. Ele praticamente diz: - "Continue escrevendo assim porque eu gostei." O leitor não entende que os textos não são feitos para ele gostar.

A segunda função do comentário é a do leitor se mostrar presente. É como aquele sujeito que vai às baladas e não gosta de baladas. Ele gosta de aparecer.

E a terceira função é a de ser citado nos textos. O leitor adoraria ser citado nos textos e comenta também para isso.

Bem. Meu leitor sorriu para mim, disse que o blog é muito bom, ao que eu concordei. E disse mais algumas palavras elogiosas ao blog, nenhuma que fosse novidade. Morto de tédio, inventei que meu telefone tocou e disse que tinha que ir embora, pois estava com pressa. E o que era previsto de concretizou:

- Manda um abraço pra mim lá no blog?

Resposta: Não.

2 comentários:

Anônimo disse...

Continue escrevendo assim! Gostei!

beijos,
Laura.

Anônimo disse...

HAHAHAHHAHA tipico leitor de blog não ._.