terça-feira, 2 de setembro de 2008

Como popularizar um blog

As pessoas vêem os comentários sempre aos milhões neste blog e pensam: "Fantástico!" Depois, porém, reparam na data de criação do blog e tomam um susto maior do que o de eu chegar-lhe às costas dizendo:

- Bu!

Um susto movido a inveja. Ou melhor: Uma inveja fantasiada de susto.

- Como ele pode ter milhões de comentários por post, sem fazer esforço algum?! E os trocentos blogs que eu comentei só para comentarem no meu?! E os vários e-mails para as várias listas que eu mandei?! E os scraps no Orkut que eu deixei?!

Para este tipo de gente, eu diria que o esforço publicitário tem que ser bem dirigido e muito bem disfarçado. A propaganda tem que ser feita como se não fosse uma propaganda. Para mencionar sustos pela segunda vez, é o seguinte: Propaganda que não seja disfarçada é como um susto avisado. Ninguém avisado vai se assustar. Assim como ninguém avisado vai cair numa propaganda. Eis o primeiro passo para uma propaganda de blog bem sucedida:

Primeiro passo para uma propaganda de blog bem sucecida: Jamais fale para alguém: - "Entre no meu blog!" No lugar disso, fale sobre blogs com a pessoa. E como se você não se importasse se a pessoa entre ou não, diga o endereço do seu blog.

Nunca falei para ninguém entrar aqui. As milhões de pessoas que comentam, nunca entraram por isso. Entraram porque falei muito bem de um blog cujo endereço é www.eunaosouvirgemmaria.blogspot.com, sem dizer que era meu. Mas meu caso é diferente.

Eu não falei que o blog era meu, para fazer um teste. Porque se dissesse: - "Entre no meu blog", a pessoa entraria somente porque o blog é meu. E este post estaria morto.

O segundo ponto é muito ligado ao primeiro, muito parecido com o primeiro, e muitas pessoas vão achar que me confundi, que dividi o mesmo ponto em dois tópicos. Não me confundi. São dois pontos diferentes, portanto dois tópicos.

Este tópico seria o primeiro, se não fosse para pessoas tímidas. Quem é tímido detesta o primeiro lugar.

Segundo passo para uma propaganda de blog bem sucecida: Fale alto de seu blog perto de alguém que se interessaria.

A sua pergunta:

- Como eu sei se a pessoa se interessaria pelo meu blog?

A minha resposta:

- Fale perto de todos, aleatoriamente. É claro que não convém falar perto de mendigos, pois mendigos não costumam acessar a Internet. E também não fale perto de pessoas muito idosas, pois elas ocupariam pessoas menos idosas para acessar a Internet - além de anotar errado o endereço. Fora isso, não dá para saber se uma pessoa se interessaria.

Esta forma é talvez mais eficaz que a primeira, porque traz a curiosidade somada à delícia que se é de descobrir novidades ouvindo conversas dos outros. Sem contar que cria uma ótima história:

- Amiga! Você não sabe! Descobri um blog ótimo! Tem fichas técnicas maravilhosas de pessoas e cachorros, tem o funcionário do mês, notícias do menino que faz o blog, tragédias bonsai, textos maravilhosos de Ewerton Clides. Tem até entrevista dele com ele mesmo! E o mais incrível foi que descobri o blog ouvindo uma conversa!

Talvez seu blog não seja tão bom quanto o meu. Então a história terminará no mesmo instante em que a pessoa entrar nele.

Ou melhor: Você tem que ter a sorte de que o post do primeiro olhar seja muito bom. Porque muitos costumam desistir do blog à primeira postagem. Nunca deixe um último post ruim por muito tempo. Ele poderá derrubar bruscamente a popularidade de seu blog.

Um blog original, de textos curtos ou não, é a principal publicidade. Para ter um blog desses, rico desde criança você não pode ser. A riqueza infantil é um duro golpe à criatividade. Digo mais:

- Se na minha infância meus pais fossem ricos, me colocassem em ótimas escolas e me enviassem para viagens no exterior, a minha castração seria mais cruel que a de um ator pornô que teve o pênis decepado na linha do trem. E ninguém saberia que eu estaria sendo castrado!

Sabe por que eu fiz todo este texto com todas essas recomendações? Para dizer que meu blog tem milhões de comentários por ser muito bom.

E pelo bom gosto de quem o lê.

15 comentários:

JP disse...

EU fiz um blog pra mim...e nao sei como torna-lo popular...entao estou comentando em varios blogs...abracossss

PQP disse...

EU TO CRIANDO UM BLOG SOBRE O SANTOS F.C., E TO TENTANDO DEIXA-LO POPULAR, PRECISO DE AJUDA. >www.jornalsantos.blogspot.com<

vlw!!!

Carolina Sá disse...

ahisuhsiuhsauishuaish

você é uma comééédia!
o maior metido da face da terra!
Mas A-do-rei!

Alías, post perfeito pra mim!
acabei de fazer um blog pra mim, entao...
Entra no meu blog!? hsaiushuishauishaiushaiushaiushaiushaui

to zoando, ta favoritado!

beijos!

e *invejinha*
haiushaius

Michel Moraes disse...

Cara admiro seu sucesso..por isso to deixando aki meu recadoo.. parabéns..!!

Anônimo disse...

Muito legal suas dicas, você escreve bem e o texto fica gostoso de se ler, mas.... sou mais o meu blog: http://sempapofurado.blogspot.com/ hahahaha, brincadeirinha!!! Sabe como é que é eu já estou praticando as suas dicas.
Um abraço.

Joana Ribeiro. disse...

Que figuraaaaaa

Adorei!

Anônimo disse...

Estou tentando fazer isto ultimamente com meu blog.
Preciso chamar a atenção sem saber.
Como é algo bem nerd, talvez seria melhor fazer propaganda em lugares para nerds...

Onnara Custódio disse...

huahauhauhauha!!!! mto engraçado esse texto viu....aliás, fui entrando num blog e noutro e cheguei aqui....descobri o mundo dos blogs há pouco tempo. Quer dizer, ano passado tive que fazer um pro trabalho da facu, mas nem liguei e nem gostava, na verdade. Agora to viciadaaa! Tem uns mto bons....anyways, seu texto ciu como uma luva pq eu tb iniciei o meu e nao sei como deixa-lo popular..socuero! hahah

Unknown disse...

De todos os Posts de Todos os blogs que eu li sobre esse assunto esse foi o mais simples que encontrei,muito instrutivo. Bom, criei o meu blog há uns 2 meses, tive um número pequeno de comentários, mas estou indo bem, o meu porém é que eu não assino o meu blog com o meu nome e sim com um "pseudônimo" tipo Fernando Pessoa.Deve ser por isso que para mim fica mais difícil né? Parabéns seu blog é mt bom!!!

Unknown disse...

Aliás já ia me esquecendo se quiser ver o meu Blog é esse aqui: www.blogdaencalhada.zip.net

Bárbarah Sanches disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bárbarah Sanches disse...

É, também tentei ser blogueira, fiz um blog por brincadeira (rimou), mas acho que ninguém nunca nem percebeu a existência do mesmo. Tadinho, vai morrer antes mesmo de nascer.
Fazer o que, quem pode pode, quem não pode, não faz Blog. Lixo de rima né? Eu sei. É, tentei.

À propósito, vi um blog bem legal esses dias, de uma garota aí a qual, é claro, nem conheço.
Sabe, até que tinha um certo contéudo.

blogdaminigirl.blogspot.com

Ignore os erros de ortografia, ela só tem 15 anos, e o ensino brasileiro ultimamente está péssimo. Coitada.

Anônimo disse...

quem quiser tirar suas duvidas sobre o mercado acionário e quiser ganhar grana:
www.ibovespaemacao.blogspot.com
pergunte tudo sobre a bolsa de valores!
Tanks!

Carlos Junior disse...

Realmente faz sentido!!!kkkkkkkkk

Anônimo disse...

topcatshot.blogspot.com

veja as melhores fotos gays da internet, obrigado!