quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O coeficiente Einstein e o coeficiente chimpanzé - 2

É sabido que são duas ordens que levam um sujeito a tomar todas as atitudes na vida. Desde a decisão de concorrer à presidência dos Estados Unidos até resolver se passa manteiga ou requeijão no pão. Essas forças são o coeficiente Einstein e o coeficiente chimpanzé.

Há duas formas de denominação das forças. A primeira, mais convencional, é a que está no título deste post, do anterior e em todas as outras vezes em que as forças são mencionadas. A segunda, criada especialmente para a teoria, é: O Coeficiente einstein e o Coeficiente Chimpanzé. As maiúsculas se invertem.

Esta denominação foi criada porque muitos estudiosos pensavam que a teoria merecia iniciais maiúsculas. Eu fiz uma intervenção salutar, me lembro bem:

- A idéia de colocar letras maiúsculas nas iniciais pode até valorizar a teoria. Mas vejam: Desta forma, Einstein estará no mesmo status que Chimpanzé. Os dois em maiúsculas! É um desrespeito profundo ao alemão.

Este comentário revelar-se-ia errôneo depois, ao se estudar mais a teoria, mas isso é assunto para outro post.

Foi por isso que um estudioso germânico sugeriu que tivéssemos duas denominações possíveis. Uma com Einstein em maiúscula e os outros termos em minúscula; a outra, com os outros termos em maiúscula e einstein em minúscula.

Mesmo depois, com a revelação do erro, resolvemos manter a denominação por ser uma grande idéia e uma grande forma estilística.

Nenhum comentário: