quarta-feira, 18 de março de 2009

Ainda os vegetarianos, ou Os animais sentimentais

Quando, há cerca de um mês, escrevi um texto sobre os vegetarianos, muitos foram os que me xingaram. Chamaram-me de burro, de ignorante e de outras coisas de que não me recordo. Mas eu não fiz este blog para demonstrar que não sou burro ou ignorante. Pelo contrário!

Se o leitor quiser que eu pare de escrever sobre os vegetarianos, acho melhor que ele me processe ou arrume alguma forma de tirar este blog do ar. Porque estes insultos não revelam que sou burro ou ignorante. Pelo contrário, revelam somente audiência. Audiência desqualificada, mas que mesmo assim é audiência.

Tenho outra reflexão sobre os vegetarianos que gostaria de compartilhar com os leitores.

Os vegetarianos são aqueles que, por não comerem carne, se acham superiores por isso. Eles não comem as melhores comidas possíveis porque sentem uma inominável culpa de comer bichos muito semelhantes a eles e a nós! Como o macaco é parecido com o ser humano, pensa o vegetariano. Conheço até um caso de um sujeito narigudo que virou vegetariano após ver um tucano no zoológico!

Isto, minha gente, não é motivo para superioridade nenhuma. É somente um critério nutricional. Por exemplo, eu só como comida gostosa; os empresários só comem comida que seja cara; os mendigos comem comida que seja comida; e os vegetarianos só comem comida que não lhes dê sentimento algum de culpa.

Agora percebam como este critério é muitíssimo duvidoso.

É sabido que muitos animais que os vegetarianos não comem, comem outros animais. Eu mesmo já vi no Discovery Channel uma onça perseguindo um coelhinho, e admito que foi horrível. Mas estes animais comem outros porque é preciso, porque é gostoso – pelo mesmo motivo que nós.

Eu entendo quando os vegetarianos não comem uma vaca, porque a vaca só come capim. A vaca está livre desta culpa. Mas não há motivos para não comer os animais carnívoros. Se carne é assassinato, nós somos assassinos e estes animais também o são! Se quiserem uma justificativa divina: Se Deus achasse injusto que comêssemos animais sentimentais, proibiria a Adão e Eva um coraçãozinho quentinho numa churrasqueira – não uma maçã.

Proponho, então, que os vegetarianos deixem de comer somente os seres que não têm culpa: Os seres que não comem outros seres. Assim, eles podem voltar a se deliciar com carnes sem ter o ônus da consciência pesada, pois só comerão os culpados.

4 comentários:

Lótus disse...

Sr. Ursípedes comedor de carne e tomador de banho,
A questã de quem ou o quê se comer ganha ainda outros contornos qdo se pensa q - arre - até os vegetais são seres vivos dignos de estarem na Terra. Logo, só deveríamos comer então as plantas carnívoras??
E ovos em geral, pode? Acho que não, né... que pena, eu adoro ovos...

Anônimo disse...

isso é mto confuso na verdade... um amigo meu tinha por objetivo, um dia, comer apenas o que caísse naturalmente ou o que já tivesse morrido... ou seja, só comer uma maçã quando ela caísse do pé, só comer um cereal quando ele se soltasse da espiga, só comer carne quando a vaca morresse...

bem, acho que ele desistiu depois de provar uma maçã velha, hohoho.

e será que vendem carne de onça em algum lugar? ;o)

abs

jorge vicente disse...

bem, eu acho que este ataque é um bocado idiota, embora eu concorde com certos pontos.

eu não sou vegetariano, mas concordo que a maior parte dos vegetarianos se consideram superiores e até achem que os carnívoros são um bando de assassinos que matam seres maravilhosos.

no entanto, conheço alguns que respeitam e toleram os carnívoros, não se sentindo ofendidos por eles comerem carne. mas são poucos.

um grande abraço
jorge vicente

Pimenta disse...

AhAhAh!Bah!Mas que coisa!Quem escolhe o que come sabe o cu que tem!E gosto é que nem o citado acima, cada um tem o seu!
Digo que o que se come é questão cultural tchê!
Tem algo mais importante que cultura?Mesmo que seja inútil?
Tá muito bom, melhor audiência desqualificada do que nenhuma!
Eu sou desqualificada e estou sempre vindo aqui!
Ps:Cria um arquivo de xingamentos para utilizar posteriormente contra quem te xingar!