segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ombudsman

Meu nome é Pelé. Não sou tão famoso quanto aquele, mas sou o rei.

Este site anda muito centrado em uma só pessoa. Não que esta pessoa, o André Ursípedes, não mereça ser centrada. Pelo contrário! É alguém cujo cérebro merece ser estudado até as últimas instâncias! Mas não neste lugar.

Este blog cresceu tanto com textos tão magníficos, que ultrapassou o próprio gênio que o criou. Ele merece, pois, mecanismos próprios, para evitarmos déficits de atualização como o que ocorreu quando o senhor Ursípedes entrou em coma. Eu não gostaria de falar sobre isso, mas um dia André Ursípedes falecerá, e o que será deste espaço? Um blog de lembranças?

Também é preciso de alguém que evite abusos típicos dos grandes gênios. Outro dia, acho que era uma terça-feira, peguei André esculachando um visitante só porque ele não estava de terno. "Para casar o senhor veste terno!", dizia André, "mas para entrar neste lugar, muito mais nobre do que aquela igreja mequetrefe, vem de cuecas!", concluía já humilhando o visitante na frente de todos os outros.

André não concorda, mas é preciso uma fonte reguladora. Alguém que faça o diálogo entre o público e o gênio; entre o desentendimento e a sabedoria; entre as palavras de efeito e as gírias de internet. Para isso, ninguém melhor que eu, o ombudsman Pelé.

A partir de agora, todos os leitores podem enviar a mim denúncias e dúvidas sobre o conteúdo exposto no blog. Caso as denúncias não cheguem - o que acho provável, já que André não autorizou que eu passe meus contatos -, eu mesmo o esculacharei neste espaço.

Não pensem que falarei mal do blog somente quando houver motivos para isso. Pelo contrário! André se abate com críticas justas. Quando ele erra, o melhor a se fazer é esperar que se retrate disfarçadamente, como quem não errou. Uma vez um professor o criticou justamente e mordeu a língua logo em seguida. Mordeu mesmo, literalmente. Não sei por que isto aconteceu.

Comecemos, pois. Eu gosto muito de falar, de jogar bola, mas é hora de trabalhar, senão meus salários serão sumariamente suspensos.

Quinta-feira passada André publicou na íntegra uma entrevista com Jô Soares. As respostas foram brilhantes, e se dependessem somente delas, ninguém estranharia; acontece que as perguntas também eram muito boas.

Todos nós conhecemos a capacidade de Jô Soares; mas a de André é, além de superior, inconfundível. Os leitores, críticos e amantes da boa literatura questionam: "O André realmente foi ao Jô? Se foi, por que ao invés de publicar a entrevista digitada, não colocou vídeos do YouTube?"

Ou seja. Há quem pense que a entrevista foi toda forjada para elevar a moral de Jô Soares. Sim, que André, aquele que não ajuda nem os próprios familiares, nem mendigos – ele não ajudaria nem um familiar que fosse mendigo -, teria ajudado Jô Soares!

Eu encaminhei pessoalmente as perguntas ao nosso grande ídolo. Ele me recebeu sem grandes cerimônias em sua cobertura na Ana Costa. Com um copo de Coca-Cola na mão, me olhou surpreendido. Eu lhe expliquei que nesta função, teremos que manter contato permanente! Ele ficou um pouco aliviado e divertido, porque desconfiava que uma pessoa como eu pudesse achar defeitos no blog tão perfeito dele. "O melhor blog do mundo!", como dizem as más línguas que ficam nas mesmas cabeças de bons cérebros.

- Fala aí, Pelé, quais são as perguntas? O pessoal não te confunde aqui em Santos?

- As perguntas são duas - respondi envergonhado - e ninguém me confunde com aquele. Você realmente foi ao Jô?

- Fui, sim. Publiquei inclusive a entrevista completa no site, digitadinha!

- É esta justamente a dúvida. Por que não publicou, então, o vídeo no YouTube?

- Para não fazer propaganda do YouTube sem ganhar dinheiro. Olha aí, Pelé, já estou fazendo! Tome cuidado com o que você diz!

- Há quem pense que você não foi ao Jô; que a entrevista foi somente para elevar a moral dele.

- Pelé! Pelo amor de Deus! Desfaça logo este equívoco! Posso ser arrogante, prepotente, chato... mas bonzinho, não!

E assim André sanou todas as dúvidas que por um acaso talvez pudessem existir sobre a suposta inverdade na entrevista concedida ao grande ícone da cultura pop mundial, Jô Soares.

Um comentário:

Paulinha disse...

Não esqueci do seu blog não viu!?
Cadê a continuação da novela hein!?

Beijos!!