terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O vegetariano

Não são os muçulmanos com seus véus os que mais intrigam a humanidade. Muito menos os corintianos com suas camisetas roxas e falsificadas. Aqueles que mais intrigam a humanidade são os vegetarianos.

Sempre quis escrever um texto preconceituoso sobre esse tipo de gente que não come carne. Pior: que comem vegetais! Não sei o que é mais assustador, se não comer carne ou se comer vegetais. Porque o primeiro é um prazer que se renega. E o outro é um sacrifício a que se impõe. É como um padre homossexual. Primeiro ele deixa de lado o prazer de ter relações sexuais com mulheres, depois tem o sacrifício do sexo anal.

O vegetariano é aquele que ama sem ver. Porque as pessoas normais (não vegetarianas, ou carnívoras) são as que se apegam a alguns animais. Eu mesmo gosto muito do Jaiminho, do Cafu, do Wolvi e do Logan. São cachorros (o Jaiminho é um gato deficiente) que me apeguei justamente porque os conheci. Eu quero que os outros cães e gatos ardam nos mármores do inferno! É justamente por ter essa concepção, por exemplo, que acho um pouco ridículo chorar a morte de animais como se fosse um grande drama. Claro que é um drama inenarrável; mas somente para quem sente. Os seres-humanos não costumam ter grande apego por animais alheios.

A diferença pode se dar com seres-humanos. Nós temos compaixão por gente que não conhecemos. Se alguma garota é atirada pela janela pelo próprio pai, ou se um padre morre num vôo de bexiga, ou se a prima da avó do cunhado da empregada da patroa do nosso conhecido sofre um ataque de asma, somos os primeiros a ficar chocados!

Veja a diferença. Hitler é um péssimo sujeito, um idiota, um otário, um legítimo filho da puta, um salafrário, algo que pode ser considerado o que tem de pior na humanidade por ter matado tantas pessoas. E o dono da Sadia, que já exterminou muito mais que cinco milhões de frangos, pode ser citado pela revista Época como uma das cem pessoas mais brilhantes do ano! Exceto para os vegetarianos.

O vegetariano é aquele que gosta do animal alheio como se dele fosse. Ou que gosta de próprio animal como se fosse do outro. Cada vegetariano tem a generosidade de Noé e protege todos os animais do mundo. Inclusive aqueles a que nunca chegarão a conhecer.

Outro dia um vegetariano sorriu ao me ver. Como não havia motivo para graça, comecei logo a desconfiar. Percebi que o sorriso dele era o da arrogância generosa. Era um sorriso que queria, na verdade, dizer: "Você não vai agradecer por eu preservar o planeta no qual você vive?"

Minha cara de tédio respondeu o seguinte: "Não vou agradecer por algo que não pedi!"

4 comentários:

Anônimo disse...

"Salada não leva a nada!"

Anônimo disse...

muito bom. O problema do vegetariano não é recusar a carne, mas tentar sempre vender o seu peixe

O Barulho da Chuva. disse...

Lamentável...

Anônimo disse...

puts, q sábio meu! entende tudo de vegetarianismo.. kkkkkkkkkkk