segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Companheiro de viagem

Hoje me ocorreu algo que acho que não sei se faço bem em compartilhar com os leitores deste blog.

Eu voltava de ônibus do Guarujá no horário enfadonho das 6:30. Fazia sol, e era uma das únicas situações em que ele não era aprazível, pois estava fugindo dele.

Sentei-me na poltrona da janela, achando um grande negócio, quando um sujeito enorme visivelmente embriagado, com um visível tapa-olho de pirata, grita:

- Creio que seremos companheiros de viagem!

Eu sorri um sorriso que bem sei que parece desgosto. É um sorriso que eu dava antigamente sem saber que demonstrava irritação. Até o dia em que sem querer o sorri no espelho e vi:

- Que nojo!

Desde então eu o utilizo para o que ele realmente parece.

Ele perguntou onde moro, e é unicamente por isso que conto a história.

- Moro na Zona Sul.

Ele quis saber o bairro. Menti:

- Lá prá Cambuci!

- Lapa ou Cambuci? - ele respondeu.

- Cambuci, Cambuci.

Aí foi que percebi que quando disse "Lá prá", pareceu Lapa.

Perceba que ele usava um tapa-olho, não um tapa-ouvido.

Nenhum comentário: