quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Futebol, o assunto único

Um leitor astuto se referiu a mim, na última segunda-feira, como se mentiroso eu fosse. Ele disse, não sem razão, que eu já falei inúmeras vezes que o brasileiro que não fala palavrão ou de futebol é um cínico! E que eu só falo de futebol nas conversas da vida real, enquanto no blog só tem um texto sobre o assunto.

O leitor está tão coberto de razão, que tenho medo que ele se sufoque. Nas ruas, as pessoas me param para falar dos mais diversos assuntos, mas só falo de futebol. Se vem alguém falando de Marx, de Hegel, de Joaquim José da Silva Xavier, sempre arrumo uma forma para encaminhar o assunto ao futebol. "Marx?", eu disse uma vez, "para que time será que ele torceria, hein? Corinthians, sem dúvida!". A pessoa me olha estupefata, mas não resiste. Como é bom falar de futebol!

Futebol é o único assunto sincero do nosso tempo. Quando se tenta falar de assuntos importantes em uma lanchonete, por exemplo, o tédio é inevitável. É um ostentando inteligência ali, outro escancarando burrice acolá, e eu com cara de tédio aqui. Inteligência é na sala de aula, em livros ou em blogs. O assunto cotidiano tem que ser futebol, e só.

Nenhum comentário: