sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sobre elogios

Um leitor atento exigiu em um comentário que eu falasse por que não gosto de elogios.

Gosto do leitor atento. É claro que aqui não convém ceder grandes espaços a quem comenta, porque isto daria motivo para os outros que comentam exigirem menções honrosas neste espaço. E este espaço é meu, e somente meu. Nem vender, eu vendo.

Aliás, vendo, sim. Só falo que não para valorizar o espaço.

O leitor que quer saber por que não gosto de elogios deve imaginar ao certo que sou muito elogiado. Professores de todas as séries, de todas as faculdades sempre me elogiam à primeira oportunidade. Até os analfabetos têm do que me elogiar, uma vez que meu cabelo é um tanto excêntrico. Ontem mesmo, enquanto subia a rua onde moro, um mendigo disse:

- Bela jaqueta, hein!

Todos são capazes de elogiar. Mas há uma deformação no sentido do elogio. Muitos pensam que se trata de uma atitude de humildade. "Olha como elogia! É muito humilde!", já dizia a minha avó. O que ela não percebe é que o elogio é, pelo contrário, uma atitude de incomensurável soberba!

O elogio é uma aprovação. O sujeito que elogio está dizendo nada mais do que: - "Você está aprovado! Passou no meu teste de seleção!" Ou seja. Elogiar não é nada mais do que um ato de se colocar acima do elogiado. É como a faculdade, que faz o vestibular e aprova os melhores.

A diferença, porém, é que o elogiado não se submeteu ao vestibular!

No meu caso, eu escrevo textos maravilhosos, não é para os leitores! Eu não vesti aquela jaqueta para o mendigo! E meu cabelo é excêntrico porque eu quero, não para os analfabetos terem um dia melhor!

Quem elogia, acha que tudo foi feito para ele. Este reizinho, para fingir que não é tirano, elogia.

É tirano, sim!

7 comentários:

Anônimo disse...

Aprovado! Belo txt!

Ass: Um mendigo

Anônimo disse...

Coisa linda!

bj da
Vovó

Anônimo disse...

Esse txt é pior que mastigar cebola!

Dondoca

Felipe disse...

De acordo com essa merda.

Felipe disse...

Ah, senhor não-venerável André, é bom dar uma lida na coluna do Ruy Castro da FSP de hoje. O mesmo tema. Estão a te plagiar?

Felipe disse...

Ah, tem sim (ou lemos colunas diferentes?):

Você diz: "Elogiar não é nada mais do que um ato de se colocar acima do elogiado."
Ele diz: "Com isso [elogio de um crítico], o tal crítico, com ou sem credenciais, coloca-se acima do autor e da obra a criticar, e, por sorte, lhe dispensa sua generosa indulgência".

E agora?

Ah, muito agradecido pela visita.

Anônimo disse...

Que que esse Felipe quer?
Achou ruim com o post, para de ler tonto.