sexta-feira, 17 de abril de 2009

André x Fernando Pessoa - 2º round

Minhas declarações causaram rebuliço em Portugal. Fernando Pessoa jamais havia sido tão humilhado diante de um número tão grande de pessoas. Chegou até a circular um boato dando conta de que o poeta havia tentado o suicídio e conseguido - o que foi desmentido horas depois, quando foi visto chorando e comendo pastéis de Belém.

Fernando prometeu grandes declarações bombásticas que prometiam me causar muita vergonha. “Ele se sentirá como se estivesse nu em público!”, declarou Fernando, exaltado. "Fernando Pessoa promete envergonhar André de cabo a rabo", era a manchete de um dos principais jornais de Lisboa. "Fernando Pessoa chora; André ri", era a manchete de um jornal de Coimbra. "Benfica vence mais uma", a manchete de um periódico de Aveiro, mas esta não nos interessa.

A resposta tão aguardada foi esperada durante todo o dia, mas foi só nas últimas horas da noite que Fernando Pessoa apareceu sorridente em um programa de auditório - o mais visto do país. Ninguém esperava tanto contentamento depois de tanta vergonha. O apresentador chegou a insinuar loucura do grande poeta, mas não restava dúvida: A resposta estava pronta.

Conversaram primeiro sobre amenidades, como poesia e literatura portuguesa. Falaram muito sobre o tempo, se chove, se não chove. Os dois eram cúmplices de um grand finale. Aos dezenove minutos de conversa, o apresentador não se conteve e finalmente perguntou:

- Fernando, e quanto o que disse André no blog Eu não sou virgem, Maria!?

- Uma vergonha. Ele arrepender-se-á de ter dito tantas coisas ruins sobre mim.

- Por quê?

- Dar-lhe-ei a resposta agora.

Não foi sem grande susto que a plateia ouviu o que vem a seguir, depois de tantas mesóclises:

O André é um fingidor. Finge tão completamente, Que chega a fingir que é dor, A dor que deveras sente.

Ouviu-se aplausos por todo o país. Houve quem soltasse rojões. Até o minuto de silêncio foi interrompido em um grande clássico do futebol nacional. A bolsa de Coimbra subiu. O mundo aumentou imediatamente a importação de pastéis de Belém. Bruno Aleixo não ouviu, porque era tarde e já estava dormindo. Fernando Pessoa ouvia os aplausos tão merecidos, e no meio de tantas lágrimas, abraçou o apresentador e se despediu desta grande noite. Enfim o poeta se redimia.

2 comentários:

muta disse...

hahaha, tudo isso é um misto de esquizofrenia, megalomania, criatividade e inteligência...

mto bom, hahahaha.

abs,

Jana Lauxen disse...

Sou fã de André Ursípedes.
E quem é esse Fernando Pessoa, que eu nunca ouvi falar nem nunca vi mais gordo???