quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Funcionário do mês - Outubro

Uma conversa de esquina:

- Menina, dá um trabalho ser Deus!

- Ah, é?! Dá nada, menina! Por que daria?

- Mas é claro que dá! Por exemplo. Hoje eu estou muito cansada porque tive que ir buscar meu filho lá longe. Assim. Um filho já me deixa muito cansada. Quando a gente tem um filho, tem que tomar conta dele, entende? Deus tem seis bilhões de filhos! E tem que tomar conta o tempo todo!

- Também não é assim, né? Veja só. Você, para buscar seu filho, teve que pegar um ônibus. Deus traria seu filho só com um pensamentozinho.

- É. Imagine você um pensamentozinho vezes seis bilhões!

- Deus não é que nem a gente que tem uma cabecinha deste tamanho! Deus tem uma cabeça enorme, com várias repartições, que pensa tudo isso de letra!

- Olha, você está menosprezando o trabalho de Deus!

- E você está menosprezando o próprio Deus!

Acalmem-se, meninas! Acalmem-se, porque vocês duas estão erradas. Deus tem muito trabalho, mas ele não liga de ter tanto trabalho. Ele até que gosta! Um dia eu estava rezando livremente às quatro horas da manhã, pensando que encontraria o acesso mais disponível, e Deus me disse para rezar a hora em que eu quisesse, pois ele é onipotente, onipresente e uma coisa que eu esqueci.

Isto parece que não tem muito a calhar com o funcionário do mês, mas vocês logo verão que tem, e muito.

Quero primeiro fazer uma ressalva que sei estar errada. Pois questionarei Deus. E quem ganha contra aquele que dá as regras? Contra aquele que dá as regras e muda na hora que quiser! E ainda, se estiver perdendo - e não vai estar - diz que não estava jogando sério e começa a arrasar geral!

Seguinte. Deus está sendo muito conservador nas escolhas de funcionário do mês. Tudo bem que tenha escolhido Bernardinho, aquele homem inconveniente que está sempre suado. Foi essa a origem da frase: "Os suados entram deslizando no reino dos céus."

Tudo bem. Bernardinho, tudo bem. Pois veio David, uma escolha renascentista. Não gosto de estátuas. Elas são exemplo para nós, mas exemplos deveras injustos,compreende? Porque minha mãe, na hora de me fazer, não fez corrigindo. Ela me concebeu e pronto. Agora. O queixo de David ficava muito grande? O famoso escultor diminuía! O pênis ficava ereto em momentos inoportunos? O famoso escultor capava! David com cisto pilonidal? O famoso escultor lhe operava de forma perfeitamente indolor!

Uma estátua não nos estimula a melhorar! Uma estátua é algo muito distante, minha gente, meu Deus!

Eu revelo antes do Divino que o funcionário deste mês é Einstein. Claro que a homenagem é merecida. Mas Einstein?! Como ganhar do Einstein?! Assim, o funcionário do mês vai perdendo sua função primordial que é a de incentivar as pessoas a serem melhores todos os dias! Porque eu não me animo mais a ser melhor, sendo que alguém tão inalcançável é que ganhará o prêmio.

Com vocês, Deus.

"Nervosinho, hum? Nesta minha explicação vocês entenderão o porquê deste prêmio a Albert Einstein. Não haverá chororô, como posso ver agora.

O que credencia meu querido Albert a este prêmio não são suas façanhas científicas. Tudo o que ele disse, tudo o que ele escreveu, eu já sabia muito antes de ele ter pensado em nascer. (Este homem é tão inteligente, que pensou antes de nascer e continua pensando após morrer*)

É claro que eu sei que a figura Einstein é um pouco assustadora. Aí está o lado extremamente positivo: Einstein assustará os preguiçosos, que não lerão o texto inteiro. Os laboriosos lerão o texto e tirarão uma enorme vantagem disso, pois é um delícia falar com Deus, segundo me consta.

Reparem na soberba que alguns têm ao fazer serviços mínimos! O sujeito frita um bife e o nariz já lhe empina. Faz um download difícil e já olha de cima para baixo! Compra um frango com desconto e já quer um elogio! Einstein fez maravilhosas coisas e mesmo assim foi sempre um sujeito simples.

Pense você, que critica tanto os arrogantes. Você não é arrogante por mérito próprio? Ou será que você não é arrogante somente porque não tem qualidades para se exaltar? Se você tivesse descoberto todas as teorias da física moderna, continuaria dando beijinho na mamãe antes de deitar? Falaria com a empregada no mesmo tom? Deixaria esse topetinho? O topetinho não tem nada a ver, me desculpe.

Einstein nunca menosprezou um cientista que não tivesse inventado nada. Também nunca se achou superior aos familiares por eles não saberem o que significa E = mc². É por isso que ele é o funcionário do mês. Por ser tão bom e ter tão pouca soberba. Parabéns, Albert.

* Viram como eu escrevi MORRER? Por favor, minha gente: não usem falecer."

2 comentários:

Mary And... disse...

Esses dias usei falecido em um texto e o professor (que muito parecia o Albert Einstein, menos em humildade) me corrigiu. Nunca mais uso falecer, espero que ele morra.

Mary And... disse...

retiro o que disse...ele é muito velho pra se fazer essas brincadeiras.