segunda-feira, 28 de julho de 2008

Roberval destruindo a Floresta Amazônica

O homem ligou a serra-elétrica e encarou a árvore de trezentos anos.

Antes de cortá-la ainda vacilou e acelerou o motor como fazem nos filmes. Então ouviu o seu nome, bem baixinho:

- Roberval.

Desligou a serra e pôde ouvir agora com mais clareza:

- Roberval, sou eu, a árvore!

Não sei por quê, mas ele não se assustou ao ouvir a árvore falar com ele. Não sei se ele não sabia que árvores não falavam, mas, para mim, ocorreu que ele estava tão sozinho e uma companhia numa hora dessas caiu-lhe tão bem quanto Coca-Cola com lazanha.

- Ô, minha arvorezinha, pode falar!

- Roberval, é o seguinte:

Neste instante, Roberval teve a primeira suspeita. Como a árvore sabia o nome dele?

- Está escrito na sua camiseta.

- Ah, sim.

- Roberval, não me serre, Roberval. Eu sou tão antiga, tenho tantos frutos, faço tão bem para a natureza e para os homens! Você me serrar por dinheiro é tão hediondo quanto matar criança prá fazer sabão! Pense nos seus filhos, nos seus netos!

- Quero que eles tenham mesas e cadeiras sempre de ótima qualidade!

- De que adianta mesas de boa qualidade, quando se sentam na mesa e não têm um ar gostoso para respirar?!

- Olha, Jaque, a senhora pode conversar comigo o quanto quiser, mas

- Como assim, Jaque?

- Está escrito no seu tronco.

- Não, Roberval. É que estava escrito "Cada um desperta em mim a Jaque que merece", de uma mulher que veio me visitar um dia e cravou isso em mim. Um dia, veio um moço me serrar. Ele chegou a cortar um pouquinho, bem na parte em que estava cravada a frase, quando o convenci a não me matar mais.

Eu achei de uma indiscrição ímpar, que Roberval não tivesse a curiosidade de perguntar à árvore o nome dela. Na verdade, não me importo com a indiscrição dele, nem com a tristeza da árvore ao perceber que Roberval não queria sequer saber o nome dela. Fiquei é curioso, como se chama a árvore?!

- Hum, sei...

- Olha, Roberval, não me mata. Eu sou oca, os cupins me comeram toda por dentro!

- Oca, com esse papo cabeça?!

E Roberval serrou a árvore de uma vez só, pois precisava voltar logo para casa e conversar com uma pessoa.

Nenhum comentário: