segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Clássicos? Sei. - Chico Buarque - A banda

Chico Buarque diz coisas inteligentes mas não é arrogante; é bonito mas não tem o nariz empinado; tem olho verde mas não é nazista; tem voz de pato e mesmo assim canta. Enfim. Ele é o que se pode chamar de um cara legal.

Nos idos anos 70, não passava um dia sem que ele tentasse falar comigo. E não tinha um dia em que eu retornasse as ligações dele.

Ele queria tanto lutar contra a ditadura, mas eu apoiava veementemente os militares! Ele precisava de mim, mas era contra mim! Um dia ele perguntou:

- Por que você apoia os militares?

E eu respondi, me lembro bem: - "Por causa do verde. Adoro verde! No dia em que a juventude for verde, eu a apoio!"

Chico riu, e disse que me mandaria uma carta em sigilo. Eu respondi que nunca quebraria o sigilo, a não ser que ele fosse flagrado praticando relações sexuais na praia.

Eis a carta:

"André, meu chapa,

Eu deveria odiá-lo. Você apóia os militares no momento em que o Brasil mais precisa que você seja contra eles! E só por causa da cor! Só de pensar que se eles fossem azuis, hoje estaríamos em um momento diferente e melhor, sinto desânimo e chego a ter calafrios!

Mas é impossível odiar alguém tão brilhante, tão genial. Quinta-feira passada cheguei a compor uma música de apoio aos militares unicamente por sua influência. Rasguei rapidamente, antes que alguém visse. Creio que foi inútil, pois a vermelhidão na minha face me denunciava como o papel higiênico sujo denuncia a bunda.

Políticas à parte, vamos à arte.

Estou com passagens compradas para Salvador para criar uma nova onda musical no Brasil. Já tem até nome: Axé.

No axé, valorizar-se-á o corpo e menos a música através da música. Fui claro? A música servirá para o corpo feminino como o Dedé serve para o Didi, nos Trapalhões.

Já compus a primeira música, "A Bunda", que segue no verso desta carta. É claro que preciso da sua ajuda. Melhore algumas concordâncias. Empreste-me sua genialidade.

Você acha que umas dançarinas cairiam bem?

Abraço,

CB
"

Eis alguns trechos do original de Chico:

"Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a bunda passar
Cantando coisas de amor...."

"O homem sério que contava dinheiro parouO marceneiro que consertava a pia parouA namorada que tomava refrigerante arrotouPara ver, ouvir e dar passagem"

"O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensouQue ainda era moço pra sair do atraso e traçouA moça feia debruçou na janelaPensando que o vizinho tocava uma pra ela"

E a minha resposta à sua carta:

"Chico,

Eu gosto tanto de você, que nem cobrar pelos serviços, vou. E também você não precisava escrever de verde. Não apoio mais os militares. A nova onda é o vermelho!

Acho melhor você deixar o axé para depois. Para os anos 90, mais precisamente. Porque este é um movimento essencialmente burro. Se vir de alguém inteligente como você e numa época inteligente como essa, não terá o menor efeito. Sem dizer que isso mancharia a sua carreira.

Quero dizer. Você ganharia muito dinheiro agora e nada mais tarde. Fiz as contas, e creio que se você viver até 2010, será até mais lucrativo que você não seja o precursor do axé, porque os salários menores até lá ultrapassarão o grande dinheiro que você receberia hoje.

Fora que a letra está horrível. Ninguém pára para ver a bunda passar. A pessoa está passando e vê a bunda de rabo de olho. Parar para ver bunda é meio gay. Você é gay?

Fiz umas alterações que muito vão agradá-lo. Agora não é mais "A Bunda". Mudei para "A Banda". Percebe que fica melhor? A gente pára para ouvir música, principalmente se for uma banda interessante. Pense no seguinte: Uma bunda passando na rua estará sempre coberta por um shorts, não é? A banda, não! A banda estará toda exposta, e todo mundo poderá olhar para ela.

Tenho só uma lição de casa. Se quer que te chamem de gênio, espalhe como quem não quer nada que a banda quer dizer, na verdade, democracia.

Vai ficar chocante.

Na outra folha está a música prontinha.

Grande abraço!

André Ursípedes

ps: Pergunta para seu avô o significado de aacheniano.
ps2: Marceneiro não conserta pia.

31 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional!

Anônimo disse...

Mano, você é demais.

Anônimo disse...

Esteonteante!

Anônimo disse...

Putz! fantástico

Anônimo disse...

Au, au!

Anônimo disse...

vich!

Anônimo disse...

eu adoro seu blog

Anônimo disse...

me desculpe, mas vc é fantástico

Anônimo disse...

absolutamente incrível

Anônimo disse...

foi assim mesom.

Anônimo disse...

adorei

Anônimo disse...

vc é melhor que chico buarque

Anônimo disse...

asdfasdf

Anônimo disse...

gostei

Anônimo disse...

asdasd

Anônimo disse...

sfgsdfgsdfg

Anônimo disse...

sdfgsfdgsdfg

Anônimo disse...

sdfgsdfgsdfg

Anônimo disse...

wertsdfg

Anônimo disse...

xcvbxcvbxcvb

Anônimo disse...

sfgxcvbxcvbxvb

Anônimo disse...

\zxc\zxc\xc

Anônimo disse...

qwerqweasdf

Anônimo disse...

qwerqwerqwer

Anônimo disse...

qrqwer

Anônimo disse...

rqewqewrqwe

Anônimo disse...

wqerwqer

Anônimo disse...

qwreqwer

Anônimo disse...

rturtuy

Anônimo disse...

fgjfgjfgj

Anônimo disse...

fjhfjfj